segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SAGA 1


Começou ontem a CAN 2012 com o jogo entre Guinea Ecuatorial e África do Sul, vencido pela seleção Guineana pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado pela atacante Chinasa aos 33 minutos do primeiro tempo após um cruzamento perfeito da lateral Nke.

O jogo começou muito truncado. O gramado dificultou uma partida técnica devido à chuva que caiu momentos antes da partida. Teve outro agravante, a festa de abertura da CAN. E só a partir dos 20 minutos de jogo é que o futebol da Nzalang começou a aparecer. As triangulações, jogadas pelas laterais, penetrações e finalizações.
 
Nzalang cantando o Hino Nacional de Guinea.

E foi exatamente aos 22 que Jade teve uma ótima oportunidade de abrir o placar após bela troca de passes das atacantes Guineanas. Jade dominou dentro da área e finalizou de perna esquerda para fora.

Aos 27 do primeiro tempo após cruzamento de Añonman Jade cabeceou para fora.

A equipe de Guinea continuou com a pressão e foi premiada com um belo gol de cabeça feito pela atacante Chinasa.
O jogo inaugurau contou com a presença da primeira dama
Constância Mangue de Obiang (ao centro de camisa vermelha)
 
Depois de jogada pelo lado direito, Añonman passa a bola para Nke, a mesma faz o cruzamento que encontra a atacante Chinasa bem posicionada. Está com categoria desviou da goleira pela fazer o primeiro e único gol da partida. Este gol deu tranquilidade as Guineanas que continuaram pressionando. Aos 37 minutos Jade recebeu um passe de Cris no circulo central, se livrou de uma marcadora, levantou a cabeça e deu um passe preciso para Chinasa que penetrava no costado das zagueiras. Chinasa cabeceou mais contou com a boa defesa da goleira Sul Africana.

Antes do apito final do primeiro tempo Jade ainda conseguiu finalizar a gol, mais a bola se perdeu pela linha de fundo.

No segundo tempo do jogo a tônica não mudou, era pressão da Nzalang com belas triangulações entre Camila, Nke ou Añonman que sempre terminava em cruzamento. E em uma jogada entre Nke e Camila, Nke foi à linha de fundo e deu o passe rasteiro para trás, quando Añonman se preparava para finalizar houve o desvio da atleta Sul Africana.

Aos 17 minutos do segundo tempo a atacante Chinasa fez uma jogada de craque. Recebeu o passe de costa para o gol adversário, mesmo com a marcadora próxima dominou a bola no peito, ao cair fez o giro driblando à adversária que não esboçou reação devido à plasticidade da jogada, como possui raciocínio rápido percebeu a goleira adiantada e deu um toque sutil por cobertura, à bola caprichosamente bateu na trave. A bola ainda voltou para a marca do pênalti mais não encontrou nenhuma atleta Guineana para finalizar. Se o gol acontecesse seria uma obra prima, digna dos grandes craques.

Aos 27 minutos Jade teve uma oportunidade de ouro. Após Añonman cobrar uma falta lateral encontrou Jade livre dentro da área. Jade fez o movimento certo de cabeça e a bola foi para fora. Se formos contar as oportunidades criadas em jogadas de contra ataque a Nzalang poderia ter saído com um resultado mais amplo.

Em minha opinião, o destaque fica para o desempenho coletivo da equipe. Raça e determinação foram importantes para a vitória.

 Abraços.
Fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário