sábado, 27 de outubro de 2012

História com Final Feliz


Escrever história, contar tragetória é difícil e não é algo comum. Toda história carece ter um protagonista, estudar sua influência, seu comportamento, cada ser humano tem uma personalidade isso é certo, agora a personalidade dos protagonistas são diferentes e podem chegar ao extremo. Até mesmo entre os escritores mais experientes, a pesquisa, o estudo sobre o que se pretende escrever carece de tempo. Eu um mero fanfarrão pretendo escrever uma história em 5 atos ou em 5 capítulos, talvez a história mais bonita que vivi e estou vivendo dentro do futebol.
 
Equipe alegre faz a diferença no jogo
 
Existem inumeras formas de se iniciar uma história, há toda uma celeuma, um disse me disse, até a apresentação dos personagens é cercada de mistério. Ficar em um Hotel treinar e treinar, viajar, concentrar, dormir, viajar novamente, surgem dúvidas, incertezas, observação de atletas, dispensa de algumas atletas, segurar outras, lista final, definição, sobe novamente no ônibus, muda de hotel chega ao destino é recebido com aplausos, com sabedoria, com apoio de pessoas humildes. Todas as atletas e membros da comissão técnica foram aplaudidos, digno de um ato de teatro. Abre aspas. “A protagonista principal é ovacionada, gritada, retribui com sorriso timido, entra no hotel com ar de felicidade estampado em seu rosto, se fecham as portas”. E eu, sou o último a entrar, estou filmando, olhando tudo e assustado, nunca vi nada parecido. Umas simples meninas, fazendo o que sempre gostaram, realizando seu sonho de criança que era jogar futebol e agora, ídolo, ídolo nacional. E onde está a trama? Toda envolvida em um contexto chamado “Copa da África 2012”.
 
Trabalho e alegria
 
A Copa da África ou CAN é como se fosse uma Eurocopa, uma Copa do Mundo com 5 jogos. Não faz parte do calendário FIFA apesar da entidade reconhecer o seu valor. É promovido e coordenado pela CAF (Confederação Africana de Futebol).

Esse sorriso tem que estar presente, não pode faltar
 
Primeira fase: fase de grupo. Dois grupos A e B cada um com quatro equipes. Fórmula simples, todos jogão contra todos em turno único. Classificam-se os dois com maior número de pontos.
Segunda fase: semifinal em jogo único. Se no tempo normal terminar empatado prorogação, persistindo o empate cobrança de penaltis.
Terceira fase ou fase final: Será aclamada campeã a equipe que conseguir a vitória, seja: no tempo normal, na prorrogação ou nas cobranças de penaltis. Simples não!

Casa cheia, sorriso no rosto é Nzalang em campo
 
Isso não é uma condução de cena. É muito importante, mexe com uma religião chamada “Nzalang Femenina”. Que o leitor ou torcedor fique sabendo que se trata de uma história de luta, de fé, de amor há uma bandeira, há um país chamado Guinea Ecuatorial. Saber do enredo principal logo no início não irá alterar os fatos. Cada partida de futebol é contada no início de uma competição a cada 90 minutos. Dependendo da forma de disputa pode sofrer alteração. Exemplo: Copa da África Femenina 2012.
 
Mesmo esgotadas continuam a lutar e a sorrir
 
Pronto, a introdução da Saga está contada. O significado de Saga, segundo o dicionário informal da Web significa o conjunto de narrações, histórias, verdades, lendas, orientações de vida e figuras heroicas que habitam um mundo de povo, cultura ou religião. Legal né, sabe, tudo tem haver com a NZALANG. Para o torcedor Guineano a NZALANG Femenina é o máximo, está se tornando um hábito normal conversar, torcer, bater uma foto, acenar, gritar todas as vezes que se encontra uma atleta, isso está se tornando um hábito, como fazemos as refeições do dia a dia.
O torcedor precisa seber da história, como se passou, quem foram seus personagens, sim, (a Chinasa) gosta desta palavra, só que ela pronuncia “si”.Chinasa é uma atacante da Nzalang Nacional. No futebol a cada novo capítulo ou jogo como queiram existem vários protagonistas ou não? O torcedor não quer saber de partida entediante sem emoção, o torcedor vai ao estádio para se livrar da amargura, quer abandonar seu tédio, quer gol, clama por vitória.
 
Correndo, cantando e sorrindo é Nzalang
 
Uma história bem contada, bem dirigida não se faz necessário drama ou conflitos, ela pode ser narrada só com prazer, orgulho e emoção. Se o objetivo de uma história é mostrar o drama humano, nesta eu tenho convicção que terá muita ação, pois a entrega à luta será a tônica desta equipe.
Imagine um protaginista que consegue tudo o que quer o que imaginou com obstáculos e ter isso com o mínimo esforço. Que tipo de história seria essa? E eu lhes digo “A História de uma Seleção Campeã”, chamada “Nzalang Nacional”.

Trabalho e alegria tudo a ver
 
Então como deverei fazê-lo? Como deverei jogar? Como deverei me portar perante uma torcida insana por vitória? Como me comportarei sabendo que o Presidente do País, seu Vice Presidente, o Ministro do Esporte e Juventude, o presidente da Federação, toda nação Guineana espera do seu selecionado? Há mente é prodiga em criar situação e depois resolvê-la. Está seleção parece ser a salvação de uma nação.
Não fiquem perplexos, atualmente é considerada a melhor seleção Africana e não me venham dizer que tem várias estrangeiras, que muitas migraram de seu país. Isso é trabalho e eu irei sempre trabalhar onde me oferecerem melhores condições, onde o meu trabalho é valorizado, respeitado. Lutar, esse não é o problema, defender uma nação e colocar em prova a capacidade de amar, tão pouco. Não me venham com patriotismo.

Em todos os jogos, não apenas no primeiro, é necessário incluir no palco (estádio, gramado), cenas com objetivo, com personalidade, e lutar contra o mal que tenta nos incoma, as adversárias.
 
É muito mais que um sonho

Meninas dêem uma virada em sua vida, mude sua trajetória já no primeiro ato, ou primeiro jogo, nós precisamos ser protagonistas de uma grande história, entendo como uma história de amor, entre o povo de Guinea e a Nzalang. Essa história terá um final feliz. O torcedor precisa voltar pra casa com essa certeza, a certeza do espetáculo, do jogo bonito, do jogo de atração, da emoção, o torcedor precisa compartilhar com emoção, chorar de alegria, vibrar, se encantar se envolver

Isso pode até ser uma história de um sonhador, de um apaixonado pela causa chamada futebol, mas há dois pontos a favor de usar essa sequencia vitoriosa de 5 partidas. A primeira, e óbvia, vencer, convencer e trazer o torcedor para o segundo ato ou jogo, é que é infinitamente interessante. O segundo ato ou segundo jogo pode e deve retratar o que foi firmado no primeiro: “nós viemos pra vencer e convencer”. Isso trará o torcedor feliz para o tereiro ato ou terceiro jogo. E te digo, o terceiro jogo será mais importante do que o segundo, por ser o terceiro ato, o torcedor vai esperar e querer mais das suas protagonistas é importante, retratar a vida como ela é, já diria o grande poeta Nelson Rodrigues. Com isso os torcedores se identificam com os personagens (atletas) e esse é o segredo para que eles amem você e sua história.
A partir do jogo da semifinal e final, ambos estão apaixonados (torcida e equipe) e chegarão ao altar para dizer o tão sonhado SIM.

Da forma que escrevo como me posiciono parece que estou conversando com o leitor ou torcedor, esse é o objetivo, de fazer uma linguagem simples onde todos consigam ler, interpretar e fazer parte deste sonho que é ver a Nzalang campeã da CAN 2012.

A apresentação dos personagens (atletas) se dará nos capítulos dos jogos. Amanhã às 16h na cidade de Malabo teremos o primeiro ato ou primeiro jogo e transpondo passo a passo essa caminhada. Não tenho dúvidas que será uma bela narração, será ótimo para o leitor, ver o que tem de melhor com sua seleção, pois é uma recompensa por tudo que fazem e farão pelo seu torcedor. Notem como antecipei alguns detalhes das protagonistas para não gerar tanta expectativa.
 
E lembre-se Nzalang um bom início pode fazer toda a diferença para sua história e para os torcedores.
 
Abraços
Fonte:
dicionário informal da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário