SEGUNDA-FEIRA (Lunes) - dia 24/09 - MANHÃ
Dando prosseguimento a preparação da Seleção de Guinea Ecuatorial rumo a Copa da África 2012, nesta manhã dia 24/09 em Bitburg, a equipe realizou um treino de Força e Potência.
Mirian, realizando trabalho de salto.
Quando a força é produzida na menor
unidade de tempo possível, estamos nos referindo à força rápida ou força
explosiva. Nesse tipo de treino a potência é o principal objetivo, sendo o
número de séries e de repetições relativamente curtos. Já os intervalos entre
as repetições precisam de critérios, pois como a potência está
associada a técnica, ela deve ser realizada sem
fadiga para não prejudicar a qualidade do movimento.
Capacidade Motora
Capacidade
motora
é um traço ou qualidade geral do indivíduo relacionada ao seu desempenho numa
diversidade de habilidades ou de tarefas. A capacidade que o ser humano tem de
desenvolver certas atividades, e referem-se à potencialidade individual para a
execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento.
Por exemplo: o ser humano nasce com um potencial para desenvolver a força, velocidade
ou a resistência. Acredita-se que as capacidades motoras sejam determinadas
geneticamente, mas não podem ser quantificadas (não se pode afirmar até onde um
indivíduo pode desenvolver a velocidade ou a flexibilidade), por que, para
atingir o potencial individual, existem muitos fatores a considerar. O período
de desenvolvimento de cada uma das capacidades é diferente, razão pela qual uma
ginasta pode atingir o seu auge antes de um futebolista, por exemplo. No
esporte, é muito difícil que as capacidades motoras sejam requeridas em forma
pura e, geralmente, manisfestam-se de forma associada.
Nke, executando aceleração.
As
capacidades motoras podem ser divididas em:
- Capacidades motoras condicionais;
- Capacidades motoras coordenativas.
Capacidade & Habilidade
Devemos observar que existem
diferenças entre capacidade
motora e habilidade motora.
Capacidade refere-se às qualidades
físicas de uma pessoa, um potencial, definido genéticamente, que pode ser
atingido ou não. Enquanto que habilidade
refere-se a uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida. Nascemos
com o predominio de uma determinada capacidade, exemplos: força, velocidade ou
resistência, mas precisamos aprender a desenvolvê-las.
Capacidades
Motoras Condicionais
São capacidades ligadas ao
processo energético e metabólico, e determinadas pela obtenção e transformação
de energia. O objetivo do treinamento é unir estas capacidades em prol de um
único objetivo. Na literatura as capacidades estão sempre divididas, exemplos:
- Força;
- Velocidade;
- Resistência; e
- Flexibilidade.
Força
É a capacidade que permite
reagir contra uma resistência através da contracção muscular. Esta possibilita,
entre outros esforços: puxar, saltar, empurrar, levantar, acelerar... O
desenvolvimento da força pode ser:
Cris executando exercício de força.
Geral – quando visamos o desenvolvimento de todos os grupos musculares;
Específicas – quando visamos o desenvolvimento de um ou vários grupos musculares
característicos dos gestos de cada modalidade.
Velocidade
Capacidade de executar
movimentos no mais curto espaço de tempo. É a capacidade de
executar ações motoras, com intensidade máxima e de curta duração.
Capacidades Motoras Coordenativas
Mirey, executando movimento de aceleração (velocidade).
São essencialmente
determinadas pelos processos de controle motor e regulação do sistema nevoso
central, constituindo-se, portanto na base para a aprendizagem, execução e
domínio dos gestos técnicos. Na literatura, encontram-se divisões como:
- Capacidade de associação;
- Capacidade de diferenciação;
- Capacidade de equilíbrio;
- Capacidade de orientação;
- Capacidade de ritmo;
- Capacidade de reação;
- Capacidade de alteração
- Capacidade de adaptação;
- Capacidade de regulação;
- Capacidade de aprendizado motor.
Referências:
1.
MAGILL, Richard A. Aprendizagem
motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000;
2.
WEINECK, Jürgen. Biologia
do esporte. Barueri, SP: Manole, 2005.
PERÍODO DA TARDE - 24/09
Na primeira parte do trabalho
a técnica se fez preente. O técnico Esteban Becker elaborou um trabalho com quatro grupos:
Grupo 1: passe curto e passe médio, lado direito e lado
esquerdo;
Grupo 2: condução de bola e finta sobre estaca e mudança de direção;
Grupo 3: passe direcionado sem derrubar obstáculo;
Grupo 4: trabalho de passe estilo futvôlei.
Após está atividade inicial
foi realizado treino em campo reduzido com finalidade de aproximação e dinamica
de jogo.
Para encerar a atividade foi
elaborado um campo com dimensão maior (não oficial) e jogou oito atletas contra
oito atletas com objetivos técnico e tático.
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