quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Potência Anaeróbia


O futebol é um desporto que exige dos atletas resistência, velocidade, força e deslocamento rápidos, a intensidade do jogo está sempre em oscilação. A modalidade tem como característica a velocidade acíclica, que trabalha as capacidades e habilidades que são responsáveis pelos movimentos executados em alta velocidade. A produção anaeróbia de energia vem de uma combinação da adenosina trisfosfato (ATP) e creatinafosfato (CP), armazenado, denominado sistema ATP-CP ou sistema fosfagênio, que é a energia utilizada no processo de contração muscular no inicio dos exercícios de curta duração e alta intensidade, quando utilizados no futebol. Os exercícios com mais de vinte segundos dependem mais da glicólise anaeróbia para produzir grande parte da ATP necessária.
 
 
Zagueiras da Seleção de Guinea Ecuatorial. Potência Anaeróbia.
 
O corpo humano produz energia de duas formas: aeróbia e anaeróbia. Aerobic power, which is the body's primary energy system, relies on oxygen that is transported through the respiratory and circulatory systems. Potência aeróbia, é o principal sistema de energia do corpo, depende de oxigênio que é transportado através dos sistemas respiratório e circulatório. Humans use aerobic power for most activities, from strolling through the park to running in a marathon . O ser humano usa a potência aeróbica para a maioria das atividades, exemplo: correr uma maratona. Anaerobic power, on the other hand, is generated without the use of oxygen. Potência anaeróbica, por outro lado, é gerado sem a utilização de oxigénio. It is utilized only when the body is being pushed the body as hard as it can go, in short, but powerful movements, such as while sprinting, jumping or swinging a golf club. Ele é utilizado somente em movimentos poderosos, como um sprint, salto ou chute a gol.
 
 
Meias campistas, Seleção Guinea Ecuatorial (Potência Anaeróbia)
 
O aIncreasing anaerobic capacity has been shown to have a number of health benefits, including better athletic performance and increased metabolism.umento da capacidade anaeróbia podem ter vários benefícios para saúde, incluindo melhor desempenho atlético e metabolismo aumentado. There are a number of methods for increasing anaerobic capacity. Há um número de métodos para aumentar a capacidade anaeróbica. One is to train at high intensity for as long as possible, which is usually only a few minutes. Uma é a formação de uma intensidade elevada por tanto tempo quanto possível, o que é geralmente apenas alguns minutos ou segundos.
 
 
Defesas laterais, Seleção de Guinea Ecuatorial (Potência Anaeróbia)
 
Another method is to train at a relatively constant effort, such as by riding an exercise bike, and then increase the intensity of the workout at various intervals.
Para constituir a sessão de treino tendo como objetivo a melhora ou o desenvolvimento das qualidades fisiológicas alguns parametros são relevantes:
o   Intensidade do exercício;
o   Duração do exercício;
o   Recuperação, ou seja, intervalos de recuperação;
o   O número de repetições e de séies;
o   Quantidade de trabalho (treino).
Fazendo varias estes diversos parâmetros, a influência do treino faz-se-à sentir nas possibilidades que possui de centrar o seu trabalho sobre a capacidade anaeróbia alática ou lática. Na sessão de treino deve ter sempre presente estes imperativos.
 
Curiosidade: Uma parte substancial do corpo humano é composta por água. Esta água corporal está distribuída de forma divergente, por todo o corpo humano. O tecido muscular contém cerca de 75% de água, o sangue contém cerca de 83% de água, a gordura corporal contém cerca de 25% de água e os ossos têm um teor de água de cerca de 22%.
Nos homens cerca de 60% da massa corporal é composta por água. Nas mulheres este valor é de cerca de 55% (motivado por um maior teor de gordura corporal). Deste total de água corporal, cerca de dois terços são armazenados em células, pelo que é designada por líquido intracelular (dentro da célula). O outro é líquido extracelular (fora da célula).
 
Observação: No mês de outubro estarei fazendo algumas colocações a respeito do treino analítico.
Abraços
REFERÊNCIA
1. Bompa T. Treinamento Atletas de Desporto Coletivo. São Paulo: Phorte, 2005.
2. Borin JP et al. Modelação competitive de basquetebolistas por concentração de lactato. Saúde em Revista 2007;9(21):13-18.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário