segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SAGA 5 - CAMPEÃ


Na minha carreira como atleta de futebol e depois como preparador físico é a primeira vez que tenho a oportunidade de presenciar um título com tanto merecimento como foi a CAN de 2012 vencida pela Seleção de Guinea Ecuatorial. Uma campanha avassaladora para não ficar nenhuma dúvida de quem foi a melhor seleção. Foram 5 jogos e 5 vitórias, 18 gols marcados e nenhum contra. Outro detalhe: a Nzalang Femenina teve a artilheira da competição Añonman com 6 gols e a goleira menos vazada Mirian que em nenhum momento teve o dessabor de buscar a bola no fundo das redes. Não sei se esses números foram superados desde que começou a disputa desta verdadeira Copa do Mundo Africana.
Añonman recebe das mãos da primeira Dama e do
 Presidente da República o troféu de campeã da CAN 2012.
 

O futebol que a Nzalang Femenina apresentou na CAN provou ao povo Africano que é possível jogar, dar espetáculo e vencer. Alguns dizem que se você ataca e faz muitos gols deixa exposto o sistema defensivo. O técnico Esteban Becker e suas comandadas provaram que é “possível atacar, dar espetáculo, fazer muitos gols e não sofrer”. Este é o verdadeiro equilíbrio que todo técnico procura. A Nzalang femenina chegou a incrível marca de 3,6 gols por partida e para concretizar sua conquista venceu a África do Sul no início da competição ou o jogo de abertura pelo placar de 1 a 0 e retificou na grande final vencendo por 4 a 0. Se alguns diziam que seria um jogo diferente, pois a África do Sul teria evoluído durante a competição, e tinha eliminado a Nigéria na semifinal, a Nzalang manteve seu padrão técnico e tático, ganhou confiança e se mostrou superior em toda competição. O que aconteceu nesta final com a marcação de 4 gols foi apenas uma reprodução da melhor seleção da história de Guinea Ecuatorial.
Chinasa aos 42 minutos do primeiro tempo de cabeça fez 1 a 0 após cruzamento de Añonman. Tiga aos 20 do segundo tempo escoreu de primeira um escanteio cobrando por Añonman para fazer 2 a 0. O terceiro gol saiu após uma roubada de bola de Chinasa, passe para Añonman que precisou chutar duas vezes para fazer o 3 gol. E quando tudo parecia decidido Tiga com muita percepção se antecipou a jogada, ganhou da zagueira na velocidade e cruzou rasteiro para Chinasa fazer 4 a 0. Houveram outras oportunidades de fazer gol, a superioridade técnica e tática era grande que a seleção Sul Africana não esboçava qualquer reação.

O torcedor que muitas vezes sai de casa e vê sua equipe ou seleção vencer sem convencer, voltou para sua casa comemorando. A chuva de gols serviu para lavar a alma de todos.
Nzalang comemora o título após receber medalhas e troféu
 
Quando eu e Juan Micha adentramos ao gramado para preparar o aquecimento houve uma surpresa, o estádio estava completamente tomado, um barulho absurdo, ou seja, tentei me comunicar com o Juan e não conseguia. Gritos, cânticos Africanos, a festa estava toda preparada para receber as artistas. E quando as meninas apareceram para fazer o aquecimento foi uma loucura, parecia à comemoração de um gol. Tudo estava favorável e o resultado foi apenas a confirmação do que todos esperavam.

Pastor que é técnico de futebol, foi selecionador e trabalha na Nzalang, após eliminarmos a seleção de Camarões foi cumprimentar seu técnico por ser seu amigo e ouviu a seguinte frase: “vocês tem a melhor seleção africana no momento”. Sabias palavras de um técnico experiente e que tinha jogado contra uma equipe que não enfrentamos nesta Copa, a Nigéria, a maior vencedora da CAN com 6 título. Parece-me que uma nova ordem vai povoar a África. Nzalang Femenina está percorrendo um caminho para muitas conquistas, vem fazendo um trabalho diferente. Seus dirigentes com o dinamismo que vem apresentando em manter a seleção treinando, jogando na Europa, faz com que as meninas consigam evolução. Não posso deixar de destacar que algumas atletas jogam a Liga Europeia, a Champions League e isto dá experiência.
Foto: Grande Orgulho Brasília...Parabéns Guerreiro.
Atletas, comissão e dirigentes após receber as medalhas.

A SAGA 5 terminou com um final feliz. O mocinho matou o bandido, ganhou troféu de campeão, a medalha dourada, deu volta olímpica, fez a merecida festa com seu torcedor.
Quero comentar um fato a parte: como é gostoso ser campeão. A medalha dourada no peito. Recebemos a medalha das mãos do presidente da República de Guinea. A medalha que a CAF dá para a CAN é linda. 

Así Somos! Así Juramos! Nzalang Femenina, A pela terceira!

Abraços
Fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário