quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SAGA 4 - IREMOS DISPUTAR A FINAL


A notícia não poderia ser melhor, depois de uma bela partida disputada, com o campo encharcado devido às chuvas, a Nzalang Femenina mostrou a que veio para a CAN 2012. A vitória de ontem por 2 a 0 sobre a Seleção de Camarões só retratou a superioridade da Seleção de Guinea Ecuatorial. Logo que a árbitra apitou o começo do jogo a seleção Ecuatoguineana tomou a posse de bola e conta do jogo. Como de costume marcando pressão e com domínio de bola. E logo aos 7 minutos abriu o marcador. Após grande jogada pelo direito entre Camila e Nke, a bola chegou até Jade na linha de fundo. Está recebeu, levantou a cabeça e cruzou com perfeição para Chinasa antecipar a zagueira adversária e fazer um golaço de cabeça. O leitor há de perguntar. Existe golaço de cabeça? Claro que existe, é só observar a técnica utilizada no momento do cabeceio. A bola cruzada por Jade veio à meia altura, Chinasa com percepção antecipou a zagueira e com um leve toque de cabeça desviou da goleira, não lhe dando qualquer chance de defesa. Estava aberto o placar.

 
Chinasa fez seu 3 (terceiro) gol na competição
 

O que vêm dando tranquilidade a comissão técnica e quem trabalha com essas meninas é a maturidade que demonstram nos jogos. Isto jogando contra Seleções tradicionais que já disputaram várias Copas da África e Olímpiadas, caso específico da África do Sul e Camarões, ambas estavam nas Olímpiadas de Londres 2012. Com uma média de idade de 26 anos, é uma equipe nova, com algumas atletas disputando pela primeira vez está Copa e vem demonstrando maturidade de veterana. Guinea Ecuatorial está evoluindo no futebol Femenino. Disputou em 2011 pela primeira vez o Campeonato Mundial de Seleções na Alemanha e pode dentro de alguns anos se tornarem uma grande força do Futebol Africano.

O jogo depois do primeiro gol mudou. Mesmo dominando o jogo a Seleção de Guinea chegou poucas vezes ao gol adversário, mais quando o fez levou perigo devido à qualidade técnica de suas atletas. Se não consegue superioridade pela técnica à marcação e a superação são fortes aliados.
 
Añonman fez seu 5 (quinto) gol na competição
 
E veio a jogada do segundo gol e novamente um golaço da artilheira Añonman. Jade recebeu um passe da própria Añonman, se livrou de uma adversária, veio à segunda para o combate, Jade lutou, usou o corpo e ganhou à jogada, a bola sobrou para a artilheira da CAN 2012 Añonman. Esta percebeu a goleira adiantada e deu um belo toque por cobertura para fazer outro golaço. Era o segundo gol do jogo e seu quinto gol na competição. A torcida foi ao delírio comemorando este gol, um gol que chamo de Redenção, de Liberdade.

Segundo Tempo

O segundo tempo da partida começou como no primeiro, Nzalang atacando o adversário e logo a um minuto de jogo Chinasa fez bela jogada pelo lado direito e deu um passe preciso para Jade. Está superou a zagueira na velocidade e se não fosse à intervenção da goleira em abandonar sua meta e chutar a bola para lateral do campo, seria o terceiro gol.

O jogo novamente voltou a ficar truncado, com muitas faltas e a seleção Guineana tentando chegar ao gol adversário. Aos 15 minutos do segundo tempo, outro contra ataque de Nzalang. Dorine desarmou a adversária, tocou para Jade no lado esquerdo. Jade venceu a zagueira na velocidade e cruzou para Añonman, no momento de finalização a zagueira adversária se antecipou de carrinho e colocou a bola para escanteio.
 
Jade disputando uma jogada. A tônica da partida.
 

A cada jogada da Seleção Guineana era sempre um perigo de gol. Nzalang tocava a bola com tranquilidade, tentava rodar de um lado para o outro e fazer valer seu maior poder técnico.

Alguns detalhes interessantes para uma Seleção em formação:

1. Não foi pressionada em nenhum momento do jogo contra Camarões;
2. Sua maneira de jogar sempre ofensiva vem trazendo grandes frutos;

3. Até este jogo da semifinal foram 14 gols feitos e 0 sofrido contando com os 2 gols assinalados contra as Camaronesas;
4. Tem o melhor ataque à defesa menos vazada e a artilheira da competição;

5. Uma média de 3,5 gols feitos por jogo. Dos 14 gols assinalados apenas 1 foi de pênalti na partida contra Congo.

Vou me ater a estes comentários apenas a dados técnicos da partida. Vou deixar os comentários táticos a quem é de direito.

Quase no encerramento do jogo, em outra jogada pelo lado direito, Jumária deu um passe para Nke que cruzou de perna esquerda encontrando Tiga livre de marcação, está cabeceou a bola, mais a mesma foi pela linha de fundo.

Está descrito o relato de uma partida repleta de emoção, não só para as atletas, torcedores, comissão técnica e diretoria. Está descrito uma história de planejamento, de entrega e doação. Espero que a SAGA 5 e última parte deste relato seja a descrição dos grandes filmes: “O Mocinho matando o bandido”. Neste enfoque o mocinho a NZALANG ou Seleção de Guinea Ecuatorial – Orgullo Nacional vencendo a África do Sul. O título da CAN seria um belo presente para uma torcida que não mede esforço para acompanhar sua Seleção.

Así Somos! Así Jugamos! Nzalang Femenina! A pela segunda.

Abraços
Fonte:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário